quarta-feira, 14 de maio de 2008

Agressividade: Cão ou dono?


Agressividade canina eh um tema que vem sendo discutido por todos e a um bom periodo de tempo. Como mante-los calmos? sera mesmo necessario todas as medidas tomadas? sera que as medidas que estão sendo tomadas diria eu precipitadamente são realmente as corretas?

Eu realmente acredito que não!! Um cao por mais agressivo que seja sua natureza nao foi criado para matar geneticamente e sim pelo seu proprio dono. Devem estar se perguntando pq entao de os ataques ocorrerem normalmente com as mesmas raças? eh simples, pq sao raças de um porte grande e de uma força incalculavel, sendo assim procurados para briga ou "defesa"! Eh claro q existem caes que mal educados se tornam agressivos mas isto em qualquer raça, assim como muitas vezes acontecem com seres humanos que se dizem racionais! Muitos acreditam que raças como pit bull, rottweiler, boxer, akita, entre outras nao sao dóceis mas pesquisas demonstram que boxer educado corretamente eh a raça canina mais recomendavel para se ter com uma criança. Uma repostagem feita a pouco tempo revelou o uso de pit bulls em uma clinica de recuperaçao de crianças com cancer, as crianças faziam o que queriam com os caes e eles nunca demostraram agressividade nenhuma, pois todo dia fazem exercicios para gastar suas energias. Nao acredito no que dizem sobre essas raças e acho um erro terminarem com elas pois na verdade a culpa sempre foi e sempre sera do seu dono que o criou assim e que com a perda de seu cao concerteza vai encontrar outros modos de atacar um simplesmente criara seu cao escondido. A atitude certa a ser tomada nao eh punir o cao castrando, usando fucinheiras ou ateh mesmo sacrificando e sim culpando seu dono pela sua atitude!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente! E ainda acrescento que isso acontece não somente com cães, mas com seres humanos também. Acredito que todos são pela criação que tiveram, ou não. Enfim, eu sempre achei que se são animais domésticos, deveriam ficar em casa, não nas ruas perambolando.
Tocando no assunto, tenho uma gata agressiva em casa, mas confesso que foi minha criação de irmão.

Anônimo disse...

Parabéns, Puma!
Adoro seus posts.

Valtércio Mendes disse...

legal o seu blog...

Será um prazer t^d-la como amiga!!

Um forte abraço!!